04 novembro 2005

A vez dos homens exigentes



O consumidor masculino demonstra desenvoltura na hora de fazer compras, adora viajar em busca de peças exclusivas e até faz extravagâncias
Beatriz de Oliveira
Que as mulheres adoram fazer compras todo mundo sabe. Agora, são os homens que demonstram determinação, conhecimento e muito prazer em investir no visual. Para alguns chega a ser uma terapia, outros são exigentes e reclamam da falta de opções em Brasília. Eles admitem que várias vezes já encontraram outras pessoas com a mesma roupa em baladas, mas levam na esportiva. Sem dúvida alguma o segmento de moda masculina é um ótimo mercado a ser explorado. Giovanni Frasson, editor de moda da Vogue, concorda que um dos maiores mercados do país é o masculino. “O homem está supervaidoso, está se olhando mais e percebeu que se sair mal arrumado não vai conquistar ninguém”.E se os empresários da moda quiserem acompanhar essa mudança devem prestar atenção em alguns detalhes. “Quanto mais informação, mais serviço você oferecer, mais cliente vai ter em sua loja. Odeio encontrar um vendedor estampado na minha frente. Acho que ele tem de ser uma vitrine ambulante”, continua Giovanni.Waldemar Iódice, proprietário da marca Iódice, fala que o mercado masculino de Brasília é como o de outras cidades, mas que tem crescido muito e caminhado com muita ousadia. “O brasiliense gosta de moda. A gente percebe pelos produtos que vêm para cá, são os mais fashion. É uma surpresa para mim, na linha masculina, a venda de costumes. Os executivos de Brasília estão usando um costume acinturado, que exige corpo de atleta”, revela.Rafael Porto, especialista em comportamento do consumidor do Departamento de Comunicação da Universidade de Brasília, fala das diferenças entre o perfil do consumidor homem e da mulher. “Eles percebem a roupa de forma diferente. O apelo visual das roupas femininas é maior. Já as roupas masculinas são mais sérias. Ainda existe uma variedade de opções muito maior para as mulheres, então, é natural que elas passam mais tempo nas compras e até levem mais peças do que os homens. Mas em uma loja de produtos eletrônicos, é bem provável que o homem gaste mais tempo e consuma mais”, pondera.A gerente da Triton, Marina Alves, fala que os homens ainda gastam menos que as mulheres e revela algumas características do consumidor homem. “Eles sentem-se mais à vontade quando são atendidos por mulheres, são muito decididos e gostam de vir sozinhos. A maior parte já chega sabendo o que quer e não tem quem os faça mudar de idéia. Eles também confiam na consultoria prestada e gostam de ousar, fazer combinações únicas”.

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