17 novembro 2005

CUIDADO COM E-MAIL'S SUSPEITOS NESSE FIM DE ANO.

ALERTA!!!

NO ANO DE 2003 PARA 2004 HOUVE UMA MOVIMENTAÇÃO DE DEPOSITO E SAQUES EM MINHA CONTA BANCÁRIA.

CUIDADO.

oZÉAS DE oLIVEIRA

Trinta milhões de brasileiros têm acesso à internet. São vítimas em potencial de golpes cada vez mais comuns, principalmente nessa época, quando as caixas de mensagens ficam lotadas.
O Supremo Tribunal Federal alerta que e-mails falsos estão sendo enviados em nome da maior instância da justiça brasileira. A Serasa e uma empresa de telefonia também avisam que o nome e o logotipo delas estão sendo usados para aplicar golpes pela internet.
A empresária Cláudia Baiôco já foi enganada. O computador foi para o conserto várias vezes por causa de vírus que chegaram pelo correio eletrônico. Agora, ela já sabe.
"Eu não abro nenhum arquivo que eu não saiba de onde vem. Mesmo quando eu sei de onde vem, muitas vezes eu desconfio e eu mando primeiro um e-mail pra pessoa que me mandou confirmando se ela realmente me mandou aquilo e o que é” – contou Cláudia.
Os e-mails falsos chegam como cobranças, avisos de seleção para emprego, cartões e até supostas denúncias de traição. Em comum vem a orientação para que a pessoa clique para abrir algum site ou arquivo.
Ao clicar, o internauta pode instalar no computador, sem saber, um programa espião, que captura as informações que ele digita, como senhas de banco, por exemplo. Nesta época do ano o risco é maior por causa dos cartões virtuais e das mensagens com falsas promoções de natal.
Segundo o Movimento Internet Segura, o jeito de se proteger é nunca aceitar ofertas tentadoras via e-mail, não abrir mensagens nem anexos enviados por desconhecidos, duvidar até dos conhecidos se o texto parecer sem sentido, não fornecer senhas e dados pessoais só para sites confiáveis.
“A fraude começa normalmente através de um e-mail e não na navegação numa loja ou mesmo num banco quando você está fazendo um tipo de transação” – explicou Gatão Mattos, coordenador do Movimento Internet Segura.

Nenhum comentário: