24 novembro 2005

Tudo que eu precisava realmente saber eu aprendi no Jardim de Infancia


Tudo que eu precisava realmente saber,
eu aprendi no Jardim de Infância.


Grande parte do que eu realmente preciso saber sobre a vida, o que fazer, como ser aprendi no Jardim de Infância. Não foi na universidade nem na pós-graduação que eu encontrei a verdadeira sabedoria.

No Jardim de Infância eu aprendi:

Compartilhar tudo, brincar dentro das regras, não bater nos outros, colocar as coisas de volta no lugar onde as encontrei, remover a sujeira que produzi, não pegar o que não era meu, pedir desculpas quando eu machucava alguém, lavar as mãos antes de comer e puxar a descarga do banheiro. Também descobri que nescau com leite é gostoso, que uma vida equilibrada e que pensar um pouco, aprender um pouco, desenhar, pintar, dançar, planejar e trabalhar um pouco nos faz muito bem.

Tirar uma soneca todas as tardes, tomar muito cuidado com o transito, segurar na mão de alguém e ficar juntos, são boas formas de enfrentar o mundo. Prestar atenção em todas as maravilhas e lembrar da pequena semente que um dia plantamos num copo plástico. As raízes iam para baixo e as folhas iam para cima, mas ninguém realmente sabia porque. Nós somos assim. Nossos peixes, cães, gatos e até mesmo a pequena semente de copo de plástico, tudo um dia morre. E nós também.

Tudo o que realmente eu precisava saber estava ali. Respeitar a individualidade de quem está ao nosso lado, ter forças para mudar aquilo que pode ser mudado, fé para aceitar o que não pode mudar e sabedoria para distinguir entre um e outro. Amor, higiene básica, ecologia e política contribuem para uma vida saudável.

Penso que tudo seria melhor se todos nós – e o mundo inteiro – tomássemos nescau com leite todas as tardes, descansássemos um pouquinho abraçados a um travesseiro, ou se colocássemos as coisas de volta ao lugar onde as encontramos e limpando nossa própria sujeira.

E ainda é verdade que, seja qual for a idade, melhor é darmos as mãos e ficarmos juntos com quem amamos.

Ah, nossos irmãos orientais usam empinar papagaio até a terceira idade. Isso ajuda a pessoa manter o peito pra frente.... e a cabeça sempre erguida.
Ozéas de Oliveira

Nenhum comentário: